Como apontar o nome de Domínio para Hostcel
3 min de leitura

DNS (Domain Name System) é um sistema que facilita a comunicação entre homens e máquinas. Os homens usam nomes para se identificar. Já os computadores usam números. E o DNS aparece nesse meio termo para combinar os nomes com os números dentro de uma lista específica. Você provavelmente pensou no aplicativo de Contatos do seu smartphone, certo?

Basicamente, DNS é um sistema de bancos de dados distribuídos numa rede em que a principal função é traduzir a solicitação de certos hostnames para acessar números de IPs específicos que os computadores entendem. A informação sobre hostnames combinados com números específicos são mantidos em um diretório. Esse diretório é armazenado em servidores de nomes de domínio.


Como funciona?

Um DNS funciona aos passos e dentro de toda uma estrutura de grupos. Os passos começam com uma DNS Query, que nada mais é do que um pedido (query) por informação.

Vamos usar um cenário em que você está procurando por informação usando um navegador. Nele, você digita o nome de um domínio qualquer (por exemplo, www.google.com).

No começo, um servidor DNS vai procurar nos filehost (um arquivo simples de texto do sistema operacional responsável por mapear dos hostnames aos endereços de IP).

Se nenhuma informação for encontrada, ele vai procurar no cache (um componente de hardware ou software que guarda dados temporariamente).

Os lugares mais comum em que se armazenam dados em cache são os navegadores e em Provedores de Serviços de Internet (ISP – Internet Service Providers).

O resultado desse passo simples é uma mensagem de erro se nenhuma informação ou dado estiver disponível.

DNS Recursivo

Em uma situação em que uma query (solicitação) é enviada de maneira recorrente (repetitiva), um servidor pode pedir a outros servidores para atender à solicitação em nome do cliente (o navegador). Isso é o que chamamos de Recursivo. É como se ele fosse um agente que trabalha muito para fazer com que cada pedido de informação seja respondida. O esforço para conseguir essa informação inclui chamar a ajuda do Root DNS Server.

Root Nameserver

Também chamado de Root Nameserver, o Root DNS Server é o nível mais alto dentro da hierarquia do DNS. Ele não tem nenhum nome formal e é rotulado como uma linha vazia implícita. Para entender melhor, imagine como se ele fosse um banco de referência.

Na prática, o DNS Recorrente repassa o pedido de acesso ao Root Nameserver. Então, o servidor responde à solicitação informando ao agente para ir a lugares mais específicos, que são os nomes de domínios de alto escalão do tipo TLD.

TLD Nameserver

Quando você quer acessar o Google ou o Facebook, você acaba acessando domínios com a extensão .com ao final deles. Este tipo de extensão é classificado como de alto escalão. Um servidor para este tipo de domínio é conhecido como TLD Nameserver. Ele é responsável por gerenciar todo tipo de informação de uma extensão de domínios comuns.

Assim como na solicitação de informações sobre o www.google.com, o TLD .com, como uma mera delegação, vai responder à solicitação de um DNS resolver referenciando um Servidor DNS Autoritativo, também chamado de Nome de Servidor Autoritativo. Esse é o único que têm recursos originais para esse domínio.

Nameserver Autoritativo

Quando um DNS resolver encontra um nameserver autoritativo, é quando tudo acontece. O Nameserver Autoritativo tem todas as informações do nome de domínio a que ele serve. Ele pode dar um resolver recorrente para o endereço de IP que o servidor encontrou no registro.


Como Mudar as Configurações de DNS para Um Domínio?

Como você já aprendeu o que significa DNS, já pode partir para um trabalho mais manual.

Mudar as configurações do protocolo DNS no seu painel de controle da Hostinger é simples.

Você só precisa fazer o login no seu painel pela sua conta de hospedagem e acessar a opção Editor de Zona DNS na seção Avançado.

Tutoriais Relacionados

Abaixo temos mais tutoriais relacionados ao assunto acima

Comentários