VPS é a sigla em inglês para Virtual Private Server. Na tradução para o português, significa servidor virtual privado.
Neste tipo de hospedagem, através de uma técnica conhecida como virtualização, um servidor físico extremamente robusto é dividido, criando vários servidores virtuais isolados uns dos outros virtualmente. Embora compartilhem recursos físicos, recursos como processamento, tráfego, espaço em disco e memória RAM são totalmente dedicados a cada servidor virtual.
Na prática, cada Servidor VPS funciona como se fosse um servidor dedicado, embora tenha um poder de processamento menor.
Cada conta possui acesso administrativo (root) e processos completamente independentes – o que garante autonomia na hora de configurar o sistema de acordo com as suas necessidades, escolher scripts, processos, softwares e outras configurações personalizáveis.
Para quem um Servidor VPS é indicado?
Se você está ampliando seu site ou precisa de mais controle sobre suas aplicações, um Servidor VPS pode ser uma ótima opção.
Normalmente um Servidor VPS é recomendado para sites cujos recursos de memória e processamento podem ser atendidos pelos planos compartilhados, mas que necessitam de outros recursos disponibilizados apenas em planos dedicados como, por exemplo:
- Envio de moderado a alto de e-mails (uso específico);
- Firewall personalizado;
- Modificações globais variáveis do PHP;
- Modificações de parâmetros do servidor Apache etc.
Servidores VPS também são ideais para profissionais web como desenvolvedores que procuram uma hospedagem para aplicações em JSP (Java/Tomcat) e PostgreSQL, por exemplo. Além de Perl, Python (Django), Ruby (on Rails) e FFMpeg. Sem falar que é um ambiente perfeito para realizar testes, desenvolver novos ambientes, criar servidores privados, instalar aplicações e automações, fazer manutenção de sistemas e muito mais.
Além disso, é um recurso interessante para empresas que atuam com o envio de e-mail marketing, já que possuem um limite bem mais elástico. Enquanto nos servidores compartilhados existe um limite de 500 e-mail por hora, nos servidores VPS este limite pode chegar a 10 mil e-mails por hora.
Servidor VPS: vantagens deste tipo de hospedagem
Bom, agora que você já sabe o que é um servidor VPS e para quem ele é indicado, vamos fazer um resumo com as principais vantagens e diferenciais que você encontra em um Servidor VPS da Hostcel:
- Autonomia e capacidade de customização: além de configurar o servidor conforme suas necessidades, você terá total controle sobre o painel administrativo e poderá, por exemplo, instalar e executar todas as aplicações que deseja, personalizar sua DNS com base no seu domínio e administrar sua hospedagem por meio do painel de controle cPanel/WHM.
- Recursos dedicados: você tem uma quantidade de recursos dedicados na máquina que roda o servidor como, por exemplo, memória e espaço em disco. Os dados do seu site ficam armazenados em discos SSD com velocidade até 10x maior que os discos tradicionais, ou seja, mais desempenho para seu site e aplicações.
- Fácil expansão: você pode fazer um upgrade para outra modalidade sempre que seu site crescer. Em função dessa característica, os servidores VPS são uma excelente escolha para sites que começam pequenos, mas não querem perder a oportunidade de expandir rapidamente.
- Tecnologia de virtualização KVM: O uso de KVM nos servidores VPS permite otimizar os recursos e garantir ambientes virtuais independentes entre si, oferecendo alta performance para o site.
- Segurança: seu site estará hospedado em um ambiente com múltiplas camadas de segurança com Firewall IPTables gratuito, Proteção Centralizada DDoS e Firewall seguro, além do Certificado SSL gratuito disponível. Assim as preocupações com segurança diminuem consideravelmente.
- Baixo custo: embora tenha muitas características de um servidor dedicado, os servidores VPS possuem um excelente custo-benefício, com valores que variam conforme o plano escolhido.
Como saber se preciso de um VPS, um Servidor Dedicado ou uma Hospedagem Compartilhada?
Enquanto os planos de hospedagem de sites funcionam em ambientes compartilhados, o VPS está alocado em ambientes independentes, sem interferência de outras contas. No VPS é possível ter acesso root, o que garante autonomia no momento de configurar e personalizar o sistema, o que não é possível em uma hospedagem compartilhada.
Assim como o VPS, o servidor dedicado garante ótima autonomia, mas a principal diferença é que o servidor dedicado não usa a técnica de virtualização. Por oferecer um ambiente exclusivo, escalável e muito estável, a infraestrutura de um servidor dedicado é mais cara que a de um VPS, o que é considerada outra grande diferença entre os dois servidores.
Gostou das opções e recursos que um plano VPS pode oferecer para seu projeto? Então acesse agora nosso site e confira os novos planos de Servidor VPS que a Hostcel oferece!