Se você teve um problema de reputação com o ip principal do seu servidor, como um cliente que abusou dos envios ou disparou milhares de emails sem saber, infectado por um malware, ou algo do tipo, pode mudar o ip de saída do seu servidor WHM/cPanel no Exim.
Desta forma, os emails enviados utilizarão um ip alternativo que você configurar.
No cPanel, é possível alterar o endereço de IP do Exim sem interromper o serviço e de forma muito fácil. Se executa um servidor dedicado, Cloud ou VPS e tem disponível um segundo IP, pode seguir estes passos e passar a usar o segundo IP para envio de e-mails.
1º Passo:
Entrar no WHM com acesso root e ir até Service Configuration
» Exim Configuration Manager
. No campo ‘Find’, procure por ‘Reference’. Deverá ativar a opção Reference /etc/mailips for outgoing SMTP connections
.
2º Passo:
Entrar via sFTP ou Terminal e no arquivo /etc/mailips
inserir a seguinte linha:
*: 192.168.11.126
Onde tem 192.168.11.126, deverá inserir o IP que deseja usar para envio de e-mails.
É tudo, pode salvar a alteração e passará assim a fazer envios através do IP indicado.
Importante: não esqueça de fazer uma análise para saber de onde foram enviados SPAMs do seu servidor. Caso não seja corrigido o problema, é muito provável que o seu segundo IP seja bloqueado também.