Os fundamentos das linhas de comando Linux são absolutamente essenciais para futuros administradores de sistemas e usuários Linux avançados. Hoje vamos mostrar outra função básica – deletar arquivos e diretórios no Linux usando linhas de comando.
Conteúdo
Como Deletar Arquivo Linux
Você pode deletar arquivos Linux usando os comandos rmdir (para deletar diretórios vazios) e o comando rm (para deletar arquivos e diretórios que contém arquivos), ambos possuem uma sintaxe simples. Veja várias opções que podem ser usadas com eles.
Comando rmdir
O comando usado para deletar diretórios vazios no Linux é rmdir.
A sintaxe básica deste comando é fácil de entender. Aqui está um exemplo:
rmdir [option] DirectoryName
- rmdir é o comando
- [option] é um modificador opcional que alterar o comportamento do comando
- DirectoryName é o diretório que você quer remover
Se nenhuma opção for oferecida, o rmdir simplesmente deletará o diretório da qual nome é oferecido como destino. Antes de usar este comando, você terá que fazer login na sua VPS usando SSH. Este artigo pode te ajudar com isso.
Remover Arquivos Linux Usando Comando rmdir
Antes de usar o comando rmdir, nós sugerimos verificar os arquivos presentes no diretório com o comando ls. Em nosso caso, nós temos um diretório chamado Dir1.
rmdir Dir1
Este comando deletará o diretório vazio chamado Dir1. Bem simples, certo?
Você também pode deletar diretórios múltiplos ao separar os nomes com espaços. Por exemplo:
rmdir Dir1 Dir2 Dir3
Depois de executar este comando, os diretórios chamados Dir1, Dir2 e Dir3 serão deletados.
Digamos que temos um diretório chamado Dir3. Dir3 tem subdiretórios e arquivos dentro dele. Agora, vamos usar os seguintes comandos:
rmdir Dir3
Vamos receber um erro como este:
rmdir: failed to remove ‘dir3’: Directory not empty
Como você pode imaginar com essa saída, o rmdir só funciona com diretórios vazios.
O rmdir é uma utilidade inteligente. E somente permite deletar diretórios vazios como proteção para prevenir que você perca dados acidentalmente. Lembre-se que é quase impossível recuperar dados deletados de qualquer distribuição Linux.
A opção -p permite deletar o diretório e também os diretórios relativos.
rmdir -p Dir1/Dir2/Dir3
Este comando acima vai deletar Dir3 e os diretórios relativos Dir2 and Dir1.
A opção -v exibe um texto de diagnóstico para cada diretório processados. Usando esta opção, será exibida uma lista de confirmação de todos os diretórios que foram deletados.
Comando rm
O comando rmdir é ótimo para remover diretórios não usados e vazios de forma segura. Se você quer remover arquivos ou diretórios que contém arquivos, você deve usar o comando rm.
A sintaxe básica deste comando é similar a rmdir:
rm [option] FileName
Remover Arquivos Linux Usando Comando rm
Use o comando rm para remover o arquivo chamado article.txt:
rm article.txt
Se você tem um diretório chamado Dir1 contendo subdiretórios e arquivos, nós teremos que anexar o modificador -r. O comando será parecido com:
rm -r Dir1
A opção recursiva -r remove diretórios e o conteúdo.
Outra opção útil é -i. Esta opção irá pedir para confirmar os arquivos que serão deletados individualmente. Assim você evitará surpresas desagradáveis.
Você também pode deletar diretórios vazios usando a opção -d. O seguinte comando irá deletar um diretório vazio com o nome Dir1:
rm -d Dir1
Você também pode usar o coringa (*) e uma expansão regular para corresponder a vários arquivos. Por exemplo, o seguinte comando deletará todos os arquivos em PDF localizados no diretório atual.
rm *.pdf
Você também pode usar variações dos comandos listados acima para deletar arquivos com outras extensões como .txt, .doc, .odt, etc.
A opção -f permite que você force para deletar tudo o que está localizado no diretório. O comando se parece com isso:
rm -rf Dir1
O comando acima vai deletar tudo de forma recursiva e forçada, residindo sob o diretório Dir1 sem perguntar nada ao terminal.
Você também pode deletar mais de um diretório de uma vez. O seguinte comando irá deletar três diretórios Dir1, Dir2 e Dir3 em um único comando.
rm -rf Dir1 Dir2 Dir3
Parabéns, você dominou todas as funções básicas dos comandos rm e rmdir com sucesso!
Resumo
Deletar um arquivo Linux por acidente pode causar danos enormes. Por isso, é essencial dominar os dois principais comandos para remover de arquivos e diretórios – rm e rmdir.
Esperamos que este artigo tenha sido útil! Lembre-se: depois de excluir um arquivo ou diretório do Linux, você não poderá recuperá-lo. Portanto, tenha muito cuidado! Boa sorte.